12 de fev de 2009

Vocabulário de Pato Branco

Sempre vejo os vacubalários nordestinos, mas hoje recebi da Debinha esse de PATO BRANCO , resolvicolocar aqui pra voces.




É sabido que o sotaque mais xucro, grosso e assustador de todo o universo
conhecido (e do desconhecido também) é o nosso, oriundo do sudoeste bravio.
Esse dicionário é quase perfeito, especialmente para quem não é 'nativo'
deste chão!!!

Alemoa: loura
Apinchá: jogar
Atorá: cortar
Avil: isqueiro
Baita: grande
Bostiá: incomodar
Briquiá: trocar, de mano ou não
Cagar a pau: bater
Camassada de pau: apanhar
Campiá: procurar
Catrefa: pessoas que não valem nada
Chumaço: conjunto de alguma coisa
Cóça de laço: apanhar
Crêendios pai: exclamação quando algo dá errado
De revesgueio: de um tal jeito
De vereda: rápido
Fincá: cravar
Foguete: fogos de artifício
Fuque: fusca
Garrão: calcanhar
Incebando: enrolando, fazendo cera
Ingrupi: enganar
Ínôzá: amarrar (já viu palavra com todas as sílabas com acento?)
Intertê: fazer passar o tempo com algo
Inticá: provocar
Intuiado: cheio
Invaretado: nervoso
Japona: jaqueta de nylon
Jóssa: coisa
Judiá: mal tratar
Kakedo: pessoas que não valem nada
Lasarento: xingamento, como filho da p....
Luitá: brigar
Malinducado: mal educado
Paiêro: fumo de palha
Pânca: modo de se portar, por exemplo: panca de motoqueiro (jeito de
motoqueiro)
Pare, home do céu: parar, o mesmo que 'se par de bobo' e 'deusolivre home'.
Pescociá: olhar para os lados, matar tempo
Pestiado: com alguma doença
Pexada: acidente
Piá pançudo: guri bobo
Podá: ultrapassar, ou cortar, o mesmo que apodá
Pozá: dormir em algum lugar
Pruziá: conversar
Rancho: compra do mês
Relampejando: trovejando
Resbalão: escorregar
Rinso: sabão em pó
Sinalêra: semáforo
Táio: corte
Tchuco: bêbado
Trupicá: tropeçar
Tunda de laço: apanhar
Vortiada: passeio
Ximia: doce de passar no pão


Exemplo de aplicação: Agora manda esse e-mail para intertê os teus amigos,
aproveita enquanto teu chefe foi dá uma vortiada... Não sei como ele não vê
que mesmo intuiado de trabalho você fica incebando o dia inteiro... Pare de
campiá desculpa, fica falando que tá pestiado e ainda consegue ingrupi o
coitado do chefe... Mas vai logo, antes que ele volte e fique invaretado de
te ver pescociando... Pare de se bostiá, home do céu, não seja malinducado
e manda essa jóssa de uma vez!!!



conforme um amnigo gaucho macho disse, o Eduardo esse vocabulário nao é do PARANÁ e sim do RIO GRANDE DO SUL tchê , estou fazendo essa observação para corrigir nosso fail culpa da Debs que me passa as coisas erradas por e1/2 .

5 Conceitista(s):

thedrummer disse...

E dali Tiagão. Vou te dizer uma coisa, essas gírias é daqui do sul cara, e acredito que o pessoal do Paraná não fale isso não.

Então arruma isso ai pra Gaúcho, porque isso ai é "tri" gaudério hehe.

E não vem dizer que eu to errado que tu sabe que eu sou gaúcho. Então...

hhehe


Abraços.

Tiago Bruno Baldo disse...

recebi por e-mail e nem sei se esta certo...mas vou providenciar isso!!!kkk Vlw Du

debora disse...

Realmente essas palavras tbm são usadas no RS, mas eu recebi como se fosse do PR, então, sei lá [passando a culpa pra outro] =D

Carol disse...

a maioria das palavras são usadas aqui no Paraná também,portanto a Débora não te passou informação errada,apenas incompleta =p

Tiago disse...

eu sou paulista.... nao falo e nem conheço essas girias....qualquer coisa que me falarem, ta valendo!!!huahuahauhaua

Postar um comentário

Comenta ae, é de graça!
Dica: Se quiser divulgar seu site/blog, use o "OPEN ID", ou o "NOME/URL", alem de ser mais facil, os visitantes clicarão no link e nunca copiar seu endereço e colar no navegador.

A reprodução do conteúdo deste site é permitida e incentivada, desde que citada e linkada a fonte.


Esse blog não expressa opniões particulares de seus membros, moderadores, ou administradores, é apenas um blog de humor pra voce se divertir. Entao divirta-se.

- Todos os links e arquivos que se encontram no blog, estão hospedados na própria Internet, somente indicamos onde se encontra, não hospedamos nenhum ARQUIVO que seja de distribuiçao ilegal. - Qualquer arquivo protegido por algum tipo de lei deve permanecer, no máximo, 24 horas em seu computador. - Eles podem ser baixados apenas para teste, devendo o usuário apagá-lo ou compra-lo após 24 horas. - A aquisição desses arquivos pela internet é de única e exclusiva responsabilidade do usuário. - Os donos, webmasters e qualquer outra pessoa que tenha relacionamento com a produção do blog não tem responsabilidade alguma sobre os arquivos que o usuario venha a baixar e para que ira utiliza-los.

BlogBlogs.Com.Br